sexta-feira, 7 de maio de 2010

Assembléia Geral de Estudantes da UFF aprova Congresso Estudantil

Assembléia Geral de Estudantes da UFF aprova Congresso Estudantil e Carta de Programa dos Estudantes para a UFF

Nesta quarta-feira, dia 05 de Maio, a Assembléia Geral de Estudantes da UFF, contando com mais de 200 estudantes presentes, de Niterói e de 5 campi do Interior, aprovou a realização do Congresso Estudantil e uma carta de programa dos estudantes para a UFF, a ser apresentada nos debates para eleição pra Reitor.

O Congresso Estudantil, fórum que reune delegados de todos os cursos da Universidade, vai se realizar nos dias 11, 12 e 13 de Junho, em Niterói, com o tema central os Cursos Pagos e a privatização da Universidade. “Em Agosto, a UFF pode ser a primeira universidade do Brasil a acabar com os cursos pagos por um plebiscito de voto universal. No Congresso Estudantil de 2008 os estudantes decidiram lutar pela realização do plebiscito, e nesse Congresso vamos fazer uma grande campanha pela gratuidade na universidade!”

Sobre as eleições pra reitoria, foi aprovada uma carta de programa dos estudantes para a UFF, com contribuição de diversos cursos sobre suas demandas específicas, e com eixo em Assistência Estudantil, Democracia, Expansão da UFF e Privatização da Universidade. Votar nessas eleições não basta! O que pode transformar de verdade a UFF é a luta dos estudantes, servidores e professores, por um projeto de universidade autônoma, democrática, de qualidade, voltada para as demandas sociais e 100% gratuita.

Os estudantes do Interior apresentaram também um raio x do que ocorre hoje nos seus campi. Mais uma vez reafirmaram a posição contraria da UFF ao REUNI e a precarização que sofre a universidade. Foi lembrado também o total descaso da reitoria com a qualidade, com a assistência estudantil e a estrutura no campus.

0 comentários: